Costeiro – RS
Nas lagoas costeiras a organização e distribuição das comunidades vegetais é determinada pela profundidade, declividade do sedimento e exposição aos ventos . Nas regiões estuarinas as principais forças incluem ainda o gradiente de salinidade e a morfologia das lagunas. Pela sua importância ecológica e stribuição restrita às áreas estuarinas, merecem atenção as pradarias submersas de Ruppia maritima e as marismas. Estas áreas apresentam grande produtividade primária, caracterizando-se como hábitats chave para a conservação de espécies animais ameaçadas e crescimento de espécies de grande valor econômico.
As diretrizes apresentadas aqui são o resultado de mais de uma década de estudos técnicos e debates públicos sobre o Gerenciamento Costeiro no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A escolha do Litoral Norte para início dos trabalhos deveu-se à intensidade de sua ocupação e, portanto, à transformação de seus ambientes. |
Macrodiagnóstico da Zona Costeira e Marinha
Risco de erosão está relacionado a processos e eventos de origem natural ou induzida por atividades humanas. Pode apresentar diferentes graus de perdas, em função da intensidade, da abrangência espacial e do tempo de atividade dos processos considerados. Sendo assim, o risco de erosão está associado ao seu grau de estabilidade/instabilidade expresso na sua vulnerabilidade a eventos críticos de curta ou longa duração.
Risco de inundação está relacionado a processos e eventos de origem natural ou induzida por atividades humanas. Pode apresentar diferentes graus de perdas, em função da intensidade, da abrangência espacial e do tempo de atividade dos processos considerados. Sendo assim, o risco à inundação está associado ao seu grau de estabilidade/instabilidade expresso na sua vulnerabilidade a eventos críticos de curta ou longa duração.
O Risco Social é resultante das carências sociais ao pleno desenvolvimento humano, as quais contribuem para a degradação das condições de vida. Sua manifestação mais aparente está nas condições de habitabilidade, expressa no acesso aos serviços básicos, tais como água traqtada, esgotamento de resíduos e coleta de lixo. No entanto, em longo prazo, pode atingir as condições de emprego, renda e capacitação técnica da população local, como elementos fundamentais ao pleno desenvolvimento humano sustentável.