O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais desenvolveu esforços de regionalização de Modelos Climáticos Globais para grids mais detalhados que 20×20 km, neste caso um grid de 5×5 km. Estes esforços abrangeram parte das regiões Sudeste, Centro Oeste e Sul do Brasil, e apenas o modelo climático ETA-CPTEC, acoplado ao modelo climático global HadGEM2-ES, para o cenário RCP 8.5.
O Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica possui ações específicas para três regiões de Mosaicos de Unidades de Conservação: Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia (MAPES); Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense (MCF); e Mosaico do litoral Sul do Estado de São Paulo e do litoral Norte do Estado do Paraná (Mosaico Lagamar). Os esforços do INPE de regionalização e de detalhamento do modelo ETA-HadGEM2-ES, permitiram melhorar a resolução espacial das análises feitas para a Mata Atlântica (Lei nº 11.428 de 2006) nos Mosaicos Central Fluminense e Lagamar disponibilizados nesta página.
As análises aqui apresentadas incluem todas as variáveis climáticas e uma parte das modelagens de impactos biofísicos, para o grid 5×5 km. Por limitações na disponibilidade dos dados não foram feitas análises para os extremos climáticos.